Processo seletivo para contratação de recepcionistas para UPA 24h

A administração municipal de Herval d’ Oeste abriu na última sexta-feira (08) o Processo Seletivo para contratação em caráter temporário para recepcionista tendo em vista a implantação do serviço de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) localizada no bairro São Vicente. São oferecidas quatro vagas com carga horária semanal de 44 horas, e salário de R$ 1.036,27. É escolaridade mínima exigida é o ensino médio.

O edital está à disposição das pessoas que desejarem participar do Processo Seletivo  clique aqui

Entre as atribuições do cargo, está o de realizar as atividades inerentes à recepção do público externo, identificação e encaminhamento dos usuários, verificação de demandas e necessidades dos usuários e seu respectivo encaminhamento ao setor de atendimento. Receber e processar correspondências, informações e comunicações, desempenhando as demais atividades inerentes à sua atribuição profissional.

As inscrições seguem até o dia 19 de agosto e apenas podem ser feitas na Secretaria da Saúde de Herval d´Oeste, no período das 08h às 11h30 e das 13h às 16h. No endereço na Rua Nereu Ramos, nº 15, Centro. Os interessados devem levar os documentos particulares e não será cobrada taxa de inscrição.

As provas serão realizadas no dia 24 deste mês nas dependências do Colégio São José durante o horário das 09h às 12h.  A prova será objetiva e constará de 25 questões envolvendo língua portuguesa, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5. O Gabarito será divulgado a partir das 10h do primeiro dia útil após a realização da prova, no mural da Prefeitura Municipal de Herval d´Oeste. A divulgação da classificação final acontecerá no dia 28 deste mês e a homologação final será no dia 1º de setembro.

Sobre a UPA 24h

A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), denominada Remi Alécio Mascarello e construída no final da Avenida Beira Rio, no entroncamento com a Rua Santos Dumont já está Habilitada como UPA de porte 1 e vai atender 11 municípios, são: Água Doce, Catanduvas, Erval Velho, Ibicaré Lacerdópolis, Luzerna, Treze Tílias, Joaçaba, Vargem Bonita, Jaborá e Herval d' Oeste, atendendo uma população de mais de 96 mil habitantes. Ouro e Capinzal vão ser beneficiados com uma Sala de Estabilização que funcionará em Capinzal.

A UPA funcionará 24 horas por dia nos sete dias da semana com uma média prevista de mais de 200 atendimentos diários com um nível de resolutividade de 97%.

Com uma área de 874,10 metros quadrados contará com mais de 30 funcionários entre enfermeiros, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo e maqueiros (estagiários).

O custo mensal para manutenção da UPA 24h será de 400 mil/mês. Contando a folha de pagamento dos funcionários, mais dos médicos, despesas com manutenção, limpeza, alimentação, lavanderia, análises clínicas entre outras despesas. O Governo Federal repassará R$ 100 mil mensais, se receber a qualificação, mais R$ 70 mil, e mais o valor que o estado deverá repassar.  Para custeio total da UPA os municípios terão que investir R$ 140 mil mensais, rateados entre as 11 cidades.

Conforme o prefeito,  Nelson Guindani, as tratativas para implantação da UPA no município iniciaram no final de 2009 e a obra foi um compromisso assumido por todos os municípios da associação. Guindani destaca que até agora todos os prefeitos confirmaram adesão a Upa e ficou acertado entre os prefeitos o valor inicial de R$ 1,50 por habitante de cada município. Ele ressalta que o valor é baseado em levantamento dos custos totais que recairão sobre os municípios e os repasses do Estado e União. A abertura da UPA 24h recebeu prorrogação de prazo do Ministério da Saúde e deve ser inaugurada no dia 30 de setembro.

“Poderíamos ter realizado a inauguração da UPA há mais tempo, mas a obra esbarra em processos burocráticos federais. Até agora não recebemos os R$ 578 mil destinados a aquisição de equipamentos. A maior causa disso, são as interferências políticas que prejudicam a população e não atingem apenas a administração. A UPA é uma conquista regional e “essas pessoas” que trabalham contra, demonstram que não querem o progresso de Herval d’ Oeste”, desabafou.

A construção do prédio foi concluída em dezembro de 2013, e já passou por vistoria do Ministério da Saúde. O acesso para as ambulâncias foi asfaltado e a adaptação de estacionamento e placas indicativas está em processo final. A prefeitura deve licitar em breve os equipamentos e nomear um médico que deve atuar como diretor clínico.

Saiba mais – A obra é fruto de uma parceria com o Governo Federal com investimentos de R$ 1,4 milhão, em uma área de 800 m². A unidade de saúde recebeu ordem de serviço para a construção no mês de junho de 2011 e a empresa responsável pela obra foi a Andrade Construções Ltda.

PAULA PATUSSI