Secretaria de Saúde intensifica ações para saúde da mulher no mês de outubro

O movimento Outubro Rosa já faz parte do calendário de atividades da Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste. Já que faz parte de uma grande ação de conscientização mundial promovida por diversas entidades no mês de outubro, dirigida à sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse movimento surgiu em 1990 em Nova York e desde então é promovido anualmente em várias cidades do mundo.

“O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais”, destaca a secretária de Saúde de Herval d’ Oeste, Ivone Esquina.

O movimento Outubro Rosa, surgiu como forma de incentivar a mulher a realizar exames preventivos e mamografia tendo como foco principal o diagnóstico precoce e a prevenção ao câncer de mama e de colo uterino. O município de Herval d’ Oeste não fica de fora desta luta, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Caminhadas, distribuição de informações sobre o câncer de mama e oferta de exames à população estão entre as principais ações do Outubro Rosa. “Durante todo o mês realizaremos ações de incentivo a todas as mulheres para que procurem os postos de saúde e façam a coleta de exames preventivos. Todas as unidades de Saúde estão engajadas, proporcionando coleta em diversos horários para que tenham oportunidade de realizar exames’, salienta a secretária.

O atendimento é gratuito e não é necessário agendar. As mulheres farão a coleta conforme a ordem de chegada. O preventivo pode ser feito das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h. É necessário apresentar o Cartão SUS.

“Temos que priorizar e intensificar os cuidados com a mama através de exames e conscientização da população, pois o câncer diagnosticado precocemente tem maiores chances de cura com menos danos à saúde. Outubro Rosa é um grande incentivo para essa conscientização”, enfatiza a secretária Ivone Esquina.

O prefeito de Herval d’ Oeste, Nelson Guindani, enfatiza a importância da iniciativa. “A conscientização promovida através do Outubro Rosa serve para despertar em toda população e, em especial nas mulheres, a atenção sobre a prevenção do câncer de mama e outros cuidados com a sua saúde”, afirmou.

Segundo Ivone, a Secretaria de Saúde está buscando contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances no sentido de mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Herval d’ Oeste mostram que foram realizados 261 exames de mamografia em 2014, até o mês de setembro. As pacientes dentro da faixa etária de 50 a 69 anos são a maioria, totalizando 184 exames realizados. Com 77 diagnósticos e apenas uma possibilidade de alteração.

Já os exames preventivos do Colo Uterino foram 620 exames, com 15 pacientes com possibilidades de alteração.

Números

A Organização Mundial da Saúde estima que, por ano, ocorram mais de 1.050.000 casos novos de câncer de mama, o que o torna o mais comum entre as mulheres no mundo.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Saiba mais –

A Campanha decoração Rosa faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo.

A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, na França, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O nome remete à cor do laço que simboliza essa luta, e tem como slogan “Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco”.

Paula Patussi/ASCOM