Obras de pavimentação em ruas iniciam na próxima semana

O prefeito em exercício Everton Parisenti (PMDB) permanece no cargo até a próxima segunda-feira (10), antes de voltar a presidência da Câmara de Vereadores de Herval d’ Oeste, conquistou importantes ações neste período à frente do executivo. Entre elas, o início das obras de asfaltamento e recapeamento de 23 ruas contratadas através do Fundam.

Parisenti esteve conversando com representantes das empresas Viga Pavimentações e Obras de Joaçaba e Setep Construções S.A de Criciúma, que foram as vencedoras da licitação que prevê o asfaltamento e o recapeamento de 23 ruas de Herval d'Oeste. A ordem de serviço foi assinada há 60 dias e até o momento as obras não iniciaram, por isso as empresas foram notificadas no fim do mês de outubro, pela Prefeitura de Herval d’ Oeste a dar início imediato aos serviços.

As empresas foram vencedoras da licitação ocorrida no mês de junho e que foi dividida em lotes e com investimentos de aproximadamente R$ 1,8 milhão.

Durante o processo licitatório, as empresas disputaram os lotes por concorrência em menor preço, e com isso o valor licitado foi menor, R$ 1.783.882,32, acarretando uma economia de cerca de R$ 35 mil nos lotes. A SETEP Construções S/A é vencedora do Lote 1, que compreende 11 ruas. E a empresa Viga Pavimentação e Obra Ltda, de Joaçaba vencedora dos Lotes 2 e 3, com 12 ruas. Ao todo serão recapeados mais 34 mil metros quadrados de ruas.

O prefeito em exercício destaca que a Viga confirmou o início das obras para a terça-feira (11) em ruas de “chão batido”. As obras te duração maior, devido a instalação de tubulação pluvial, base e depois asfaltamento. Já as outras que já possuem algum tipo de pavimentação, podem ser entregues em até 15 dias.

Já a Setep informou que só iniciará as obras com os valores em conta e deu prazo de 15 dias para início dos trabalhos. “O cronograma inicial das obras continua valendo e os serviços devem ser entregues dentro do prazo de até 120 dias. Tomei esta atitude de conversar com as empresas, pois os valores empenhados nesta obra, foram captados a Fundo Perdido, através do Governo do Estado, não é financiamento, possui baixa contrapartida do município e as benfeitorias não serão cobradas dos confrontantes”, enfatizo”, disse Parisenti.

“O setor de Planejamento da Prefeitura de Herval d’ Oeste recebeu a informação através da Secretaria da Fazenda do Estado, que gere os recursos do Fundam, que nesta sexta-feira (07) o dinheiro estará na conta das empresas”, esclareceu o prefeito em exercício. “O pagamento tardou, também pelo período eleitoral, mas uma obra já licitada, contratada e dada ordem de serviço não deixaria de ser paga”.

“As obras darão maior segurança, condições de trafegabilidade e até valorização das residências, nas ruas que receberam o saneamento básico, que é um bem necessário”, explicou, salientando que as obras contemplam ainda a sinalização vertical com placas indicativas e horizontal, com a pintura de faixas".

Saiba mais – O  Fundam é um programa criado em 2013 pelo Governo do Estado que está destinando cerca de R$ 600 milhões para todos os 295 municípios catarinenses investirem em áreas prioritárias, como saúde, educação, infraestrutura e saneamento básico. Cada prefeitura tem direito ao apresentar até dois projetos, sem necessidade de contrapartida nem de devolução dos recursos.