Ginásio Rudão começa a ser demolido para a construção de quadra poliesportiva

Em até 15 dias, o Ginásio Municipal Rudy José Nodari, o Rudão será demolido para a construção de um novo centro esportivo. Uma quadra poliesportiva será construída na área nobre do município onde se encontra o Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, o Centro Esportivo de Bolão Ernesto Mascarello e o Complexo de Bocha.

Nesta manhã de quinta-feira (06) máquinas e equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura de Herval d’ Oeste iniciaram a demolição do ginásio. O prefeito em exercício, Everton Parisenti esteve acompanhando os trabalhos e destacou que o cronograma prevê que em duas semanas, a demolição e a limpeza do local estejam concluídas. “A nova quadra poliesportiva atenderá a toda a comunidade e também os cerca de 500 alunos da Escola Pequeno Príncipe. É um misto de sentimentos. Triste por estarmos demolindo uma obra que faz parte da história do município e que foi palco do crescimento do esporte, mas que foi abandonada por outras administrações. Se cada prefeito que passou tivesse feito o trabalho de recuperação ou reforma do local, hoje não precisaríamos estar aqui demolindo o Rudão”, explica. “Estou feliz por estar acompanhando o início de uma outra obra que vai atender os nossos futuros atletas”, argumentou Parisenti, salientando que recebeu o aval do prefeito Nelson Guindani para dar continuidade as ações.

O projeto recebeu recursos no valor de R$ 508.863,33, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). E contempla uma área de 980,40 metros quadrados. A empresa vencedora da licitação, ARG Industrial LTDA. EPP, terá prazo para conclusão da obra de 180 dias. “A nova praça esportiva atenderá os padrões das modalidades e contará com arquibancadas e vestiários”, enfatiza Parisenti.

Desde 2009, o Rudão estava interditado por problemas estruturais, sem oferecer as mais condições para a prática esportiva. Além da quadra não possuir os limites necessários para a prática de partidas oficiais, o sistema elétrico apresentava problemas, o telhado possuía diversas infiltrações e o assoalho da quadra estava soltando devido à umidade constante.

O Ginásio de Esportes Rudy José Nodari, “Rudão”, foi construído em 1982. O nome dado ao espaço esportivo, foi do prefeito de Herval d’Oeste de 1977 a 1983 e responsável pela construção da obra. Curiosamente ele é pai do atual vice-prefeito, Ricardo Nodari. O local que além de um Centro Esportivo serviu de abrigo para os desabrigados da enchente de 1983, para os alunos da Escola Cruz e Sousa durante a reforma da unidade escolar, além de servir de sede para a realização de shows nacionais e festivais de dança.

PAULA PATUSSI