Prefeito em exercício pontua ações em dez dias à frente do executivo hervalense

Próximo a devolver o cargo para o prefeito Nelson Guindani, o presidente da Câmara de Vereadores de Herval d’ Oeste, Everton Parisenti (PMDB) que ficou à frente do executivo por dez dias pontua algumas ações desenvolvidas no município. Na segunda-feira (10), às 8h30min Parisenti entrega o cargo a Guindani.

Em uma avaliação o prefeito em exercício destacou que os dez dias foram de intenso trabalho. Ele visitou as obras de patrolamento na linha Rosário e o início da revitalização da ponte na comunidade de Senhor Bom Jesus da Barra Verde. “A partir de agora buscaremos a legalidade para a extração do cascalho nas propriedades dos agricultores, como é feito em outras cidades da região e apenas com o custo do combustível para a prefeitura”, destaca. “Já a ponte na localidade conhecida como Palmeirinha na Barra Verde, não traz segurança e é passagem para o escoamento de uma grande produção agrícola. Ela está há seis anos neste estado, oferecendo riscos e por ter mais de 19 metros ela não se enquadrou em um projeto enviado para a Defesa Civil, portanto o município vai fazer a intervenção e revitalizar a ponte”.

Outra ação destacada por Parisenti, é um pedido simples, mas que demorou para ser atendido a instalação de lombadas em Serra Alta. “Os moradores pediam essa ação simples há cinco anos, revitalizamos quatro placas, instalamos e as lombadas serão feitas imediatamente sem custo elevado”, explica.

O prefeito em exercício anunciou ainda que dois pontos de ônibus serão construídos em Herval d’ Oeste. Um em frente ao Cemitério Municipal Nossa Senhora da Glória e outro na entrada da Barra Verde.

Parisenti destacou que nestes dez dias, fez contato com os prefeitos da região meio oeste para uma articulação financeira entre os 11 municípios que recebem atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h que devem colaborar financeiramente para o desenvolvimento das atividades. “Nove municípios já se comprometeram com o repasse e juntos totalizarão 130 mil. Os repasses devem iniciar em janeiro de 2015 no valor inicial repassado por município de R$ 1,50 por habitante”, explica. O prefeito em exercício destaca que o governo federal deve iniciar o repassar em 30 dias, de R$ 170 mil e que deve ser mensal. “O custo aproximado para manter a unidade é de R$ 350 mil/mês. Herval d’ Oeste irá arcar com R$ 50 mil já que utiliza 65% dos atendimentos”, destaca.

Conforme Parisenti até hoje, a UPA 24h teve 3 mil atendimentos. Mais da metade foram de Herval d’ Oeste, o segundo maior atendimento é de Joaçaba, seguido por Erval Velho, Luzerna, Catanduvas e Jaborá. A resolutividade da unidade é de 98,5%, e neste primeiro mês de funcionamento encaminhou apenas 1,5% dos casos encaminhado por meio da Central de Regulação, que faz parte da rede de atenção as urgências emergências, ao hospital de referência.

“Aprendi muito nestes dez dias. O vereador se sente frustrado por indicar os projetos, reivindicar e os projetos não saírem do papel. Pude com vontade resolver muitas coisas, algumas indicações minhas e outras que os colegas vereadores indicaram na Câmara de Vereadores”, conclui.

PAULA PATUSSI