Ruas começam a receber pavimentação asfáltica

Nesta terça-feira (11) iniciaram as obras de asfaltamento de mais 34 mil metros quadrados das 23 ruas em Herval d’ Oeste. Conforme o prefeito Nelson Guindani, as frentes de trabalho estão atuando no município e a agilidade nos trabalhos demonstra o compromisso dos governos municipal e estadual em beneficiar a comunidade. As obras acontecem com recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).

A empresa Viga Pavimentação e Obra Ltda, de Joaçaba vencedora da licitação nos Lotes 2 e 3, iniciou as obras nesta semana por ruas do bairro Jardim José Rupp entre elas: Rua André Zeremeta, Júlio Dariva, Rua José Britto e Anna Fiorin. Além da Rua Paulo de Brito, Travessa Primavera e Rua Antonio Furtado Neto. Ao total, pavimentará 12 ruas no município.

A Setep Construções S.A de Criciúma deve iniciar os trabalhos na próxima semana, no Lote 1, que compreende 11 ruas.

A ordem de serviço foi assinada no início de agosto deste ano. A licitação ocorreu no mês de junho e foi dividida em lotes e com investimentos de aproximadamente R$ 1,8 milhão.

As obras que compreendem as ruas do bairro Jardim José Rupp, são obras prévias de colocação da primeira camada de reperfilagem, para regularizar a via, após essa etapa uma camada de cerca 4 cm de asfalto é espalhada.

Conforme o prefeito de Herval d’ Oeste, Nelson Guindani, o dinheiro foi depositado no dia 30 de outubro. “Esperávamos o deposito após o período eleitoral é um recurso do governo do estado. O município licitou alguma coisa a mais, ficou R$ 80 mil, a mais que o convênio, adiantamos uma pequena contrapartida no valor de R$ 43 mil, para as empresas iniciarem as obras. Nesta semana, a primeira parte no valor de R$ 700 mil de recursos do Fundam foram depositados na conta do município”.

O cronograma inicial das obras prevê que os serviços m concluídos e entregues dentro do prazo de até 120 dias.

“Os valores empenhados nesta obra, foram captados a Fundo Perdido, através do Governo do Estado, não é financiamento, possui baixa contrapartida do município e as benfeitorias não serão cobradas dos confrontantes”, destacou o prefeito. “As obras darão maior segurança, condições de trafegabilidade e promoverão a valorização das residências. As ruas que recebem as obras foram contempladas com o saneamento básico”, explicou, salientando que as vias serão contempladas ainda a sinalização vertical com placas indicativas e horizontal, com a pintura de faixas.

Sobre o Fundam – O Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) é um programa criado em 2013 pelo Governo do Estado que está destinando cerca de R$ 600 milhões para todos os 295 municípios catarinenses investirem em áreas prioritárias, como saúde, educação, infraestrutura e saneamento básico. Cada prefeitura tem direito ao apresentar até dois projetos, sem necessidade de contrapartida nem de devolução dos recursos.

Fotos: Paula Patussi/ASCOM – Prefeitura de Herval d' Oeste

PAULA PATUSSI