X Olimpíada dos CAPS do Meio Oeste Catarinense

No dia 19 de outubro de 2018 o município de Herval d’Oeste sediou a X Olimpíada dos CAPS do Meio-Oeste Catarinense, que ocorreu no ginásio de esportes Oscarzão, no bairro Vila Rica, e reuniu as equipes dos CAPS de Água Doce, Campos Novos e Herval d’Oeste, totalizando, em média, quase 200 pessoas. As modalidades realizadas foram futsal, vôlei, tênis de mesa, cabo de guerra, estafeta, dominó, arremesso de basquete, arremesso de bambolê e caçador. A equipe de Herval d’Oeste levou quatro medalhas de ouro, duas pratas e dois bronzes, ficando em segundo lugar na classificação geral.

O evento é realizado em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemora no dia 10 de outubro, definido pela Organização Mundial da Saúde como data oficial, desde 1992. A primeira edição desta Olimpíada aconteceu no ano de 2007, reunindo mais de 100 pessoas. Devido ao grande sucesso e repercussão entre os usuários, surgiu a necessidade de dar continuidade ao evento.

O que se percebe de resultados com este evento anual são a mobilização e a aproximação entre equipes dos CAPS participantes, bem como da rede intersetorial do município, o que favorece para ampliar o olhar sobre a saúde mental; a integração entre as equipes com os usuários e familiares; a participação ativa e democrática de todos os envolvidos, permitindo a reflexão e a potencialização de cada um. Com este evento vemos que o esporte tem sido um recurso terapêutico que vem promovendo a intersetorialidade e o fortalecimento dos serviços.

A equipe do CAPS Vida Ativa de Herval d’Oeste agradece a todos os envolvidos na organização do evento, especialmente à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e à Secretaria de Saúde do município, e também a todos que prestigiaram o evento.

Fonte : CAPS  Vida Ativa – Herval d’Oeste