Secretaria de Educação promove Fórum Temático sobre férias escolares e políticas para a infância

Secretaria de Educação de Herval d’ Oeste promove Fórum Temático sobre férias escolares e políticas para a infância

O diálogo acontece no dia 20 e reúne as secretarias de educação, saúde e assistência social, vereadores e Ministério Público.

A reunião tem como tema o atendimento em creches e pré-escolas de Herval d’ Oeste durante as férias e acontece no dia 20 de novembro no Auditório da Secretaria de Saúde do município na Rua Nereu Ramos nº 15, na área central do município, às 17h.

O encontro deve tratar do atendimento de crianças matriculadas na rede municipal de educação infantil (creche e pré-escola) no período de recesso escolar (férias) dos professores, tendo em vista a necessidade da comunidade de que permaneçam frequentando a escola para os pais trabalharem nesse período.

De acordo com um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) nº 23/2012 orienta creches de todo o país a não oferecer atendimento durante as férias. “Nas creches e pré-escolas é adequada uma estrutura curricular que se fundamente no planejamento de atividades durante um período, sendo normal e plenamente aceitável a existência de intervalo (férias e recesso), como acontece, aliás, na organização das atividades de todas as etapas e modalidades educacionais", diz o documento.

Preconiza também, que atividades a serem propostas neste período (quando se fizerem necessárias) devam ser "financiadas, orientadas e supervisionadas" por outras áreas, como assistência social, saúde, cultura, esporte e proteção social, enquadradas no âmbito de "Políticas para a Infância".

"A criança precisa ter a convivência com a sua família neste período que também faz parte do processo de ensino e aprendizagem", afirma a Secretária de Educação de Herval d’ Oeste, Lourdes Ferreira Brandão. “Entretanto, em nossa região ainda persiste uma cobrança sobre as Secretarias de Educação (poderes executivo, legislativo e judiciário) para que mantenham as creches em funcionamento durante o ano todo”.

Diante desse panorama, a Secretaria Municipal de Educação de Herval d'Oeste, realizará o Fórum intersetorial de discussão acerca do tema, que contará também com representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Legislativo, Executivo e Ministério Público.

PAULA PATUSSI