UPA 24h completa três meses de funcionamento com alto índice de resolutividade

Dados divulgados durante esta semana pela direção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) demonstram a alta resolutividade dos atendimentos, que chegou a 97,8% durante os 90 dias, desde a inauguração da unidade em setembro de 2014. Totalizando 8878 casos atendidos.

Do número de atendimentos, apenas 195 atendimentos foram encaminhados para outros estabelecimentos de saúde de maior complexidade, que faz parte da rede de atenção as urgências emergências. Durante este período a média de atendimentos foi de 98 pessoas por dia.

A classificação de risco é feita através de cores que identificam gravidade do caso. Durante o período foram atendidos 4206 – 47,94 (não urgente / cor azul); 3519 – 39,6% (pouco urgente / cor verde); 1117 – 12,5% (urgente / cor amarelo) e 36 – 0,4 % (emergência / cor vermelho). Na UPA o paciente é estabilizado pelo clínico geral, que tem à disposição todo o equipamento de urgência. O paciente fica em observação, mas não interna, o que não excede as que 24 horas na UPA. Dependendo do estado de saúde, ele é encaminhado a uma unidade de internação, no caso o HUST ou outro hospital determinado pela Central de Regulação de leitos.

Outro dado revelado pelo levantamento é que na contramão dos demais municípios os pacientes da vizinha Joaçaba, vem aumentando consideravelmente os atendimentos na unidade. Já Herval d’ Oeste, que ainda soma a maioria dos atendimentos, vem reduzindo gradativamente os números. Até agora a maioria dos municípios já aderiram ao convênio com a UPA 24h e deve iniciar os repasses ainda neste mês.

O prefeito Nelson Guindani, recebeu o levantamento dos dados da diretora da UPA 24h, Eugênia Bucco nesta segunda-feira (05). Conforme o chefe do executivo, a unidade já recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde, que recebeu dois pareceres positivos. “Nos próximos dias o município deve começar a receber a destinação de recursos para a manutenção da unidade. Os recursos do Governo Federal são de R$ 100 mil mensais, com a qualificação, acrescendo em mais R$ 70 mil”, disse. Ainda sobre a destinação financeira dos municípios da região para o auxílio na manutenção UPA, Guindani explica estão assinando os convênios e outros municípios aprovando as leis nas câmaras municipais até o fim deste mês.

O valor inicial repassado por município será de R$ 1,50 por habitante. Segundo estimativas, a soma total dos repasses dos municípios é de de R$ 145 mil mensais, rateados entre as onze cidades. O valor é baseado em levantamento dos custos totais que recairão sobre os municípios e os repasses do Estado e União.

O prefeito Nelson Guindani ainda busca com Governo do Estado o auxílio financeiro para a Unidade, em cerca de R$ 85 mil. A obra recebeu recursos do Governo Federal de R$ 1,4 milhão por meio do Ministério da Saúde, enviado do Fundo Nacional da Saúde, ao Fundo Municipal de Saúde e teve R$ 280.848,68 de investimentos em recursos próprios.

Novos equipamentos

O prefeito visitou a Unidade nesta segunda-feira (05) e destacou que todos elogiaram as instalações e o atendimento. A UPA 24h recebeu na última semana mais quatro equipamentos, dois monitores multiparâmetro na sala de estabilização e Urgência/Emergência e dois respiradores. E foram adquiridos com recursos próprios do município de Herval d’ Oeste. São aparelhos modernos, de última geração, usados em grandes hospitais, em prontos socorros e UTI’s que podem ser usados em adultos e crianças.

Conforme a diretora da UPA 24h, Eugênia Bucco, os novos equipamentos qualificam ainda mais o atendimento na Unidade. “Os monitores fornecem registros contínuos de frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxigênio, temperatura e pressão arterial máxima e mínima, com sensores em contato com a pele do paciente. São dados de vital importância para o mais adequado atendimento da nossa população e que contribuirão efetivamente para diminuir ainda mais os encaminhamentos para unidades de internamento”, disse.

Os monitores multiparâmetros possibilitam aos profissionais de saúde identificar com maior agilidade a necessidade específica de cada paciente, diagnosticando de forma ainda mais rápida. Os equipamentos monitoram de forma contínua o quadro clínico do paciente, em qualquer intercorrência, independentemente de sua gravidade, identificam rapidamente e comunicam a situação através de alarmes.

“Vamos dar um atendimento de maior qualidade ao paciente, sanando a maioria das necessidades. E quando necessário, amenizar a situação do quadro clinico até transferir o paciente para um hospital”, comentou a enfermeira da UPA 24h, Marisa Langer.

Para Guindani, a equipe está munida de mais informações para melhor atender a população e todo este investimento marca um avanço na saúde hervalense. “A demanda nos casos de Urgência/Emergência aumentou e esses equipamentos vêm ao encontro da necessidade da população. A equipe médica e a equipe de enfermagem estão preparadas para trabalhar com os novos equipamentos. Houve um plano de treinamento para que todos os profissionais se adaptassem às várias funções do equipamento”, enfatizou.

Saiba mais – O custo mensal para manutenção da UPA 24h é de aproximadamente 400 mil/mês. Contando a folha de pagamento dos funcionários, médicos, despesas com manutenção, limpeza, alimentação, lavanderia, análises clínicas, entre outras despesas.

A unidade é habilitada como UPA de porte 1 para atender a uma população de cerca de 100 mil habitantes. Devem ter a participação no repasse onze municípios da região, são: Água Doce, Catanduvas, Erval Velho, Ibicaré Lacerdópolis, Luzerna, Treze Tílias, Joaçaba, Vargem Bonita, Jaborá e Herval d' Oeste, atendendo uma população de mais de 96 mil habitantes. Ouro e Capinzal vão ser beneficiados com uma Sala de Estabilização que funcionará em Capinzal.

PAULA PATUSSI – Assessoria de Imprensa