Administração Municipal auxilia agricultores na produção de silagem

Teve retomada neste mês de janeiro os trabalhos de produção de silagem. Os agricultores hervalenses contam o auxílio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que disponibiliza três tratores e maquinas ensiladeiras com carretinha para os serviços.

Atualmente a produção de silagem é uma das melhores estratégias utilizadas pelos produtores para alimentar os rebanhos de produção de leite e gado de corte.

O produtor Osvaldo Campanhollo, de 67 anos é produtor de leite, possui 25 cabeças de gado que produzem cerca de 280 litros de leite por dia. “Em apenas um dia, processei os dois hectares de milho em silagem, a um preço justo e armazenei em minha propriedade. Há anos conto com este auxílio e isso demonstra o respeito e da administração com os agricultores”, disse.

Conforme dados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente cerca de 130 produtores são beneficiados com os trabalhos. A Prefeitura disponibiliza a estrutura da secretaria para famílias de agricultores, que precisam garantir alimento para rebanhos de produção de leite e gado de corte, e não tem equipamentos para fazer a silagem. “Nós auxiliamos os agricultores na confecção e no armazenamento da silagem, o que garante um futuro sem preocupação com alimento para o gado, principalmente no período do inverno”, falou Antoninho Zacaron, gerente de desenvolvimento rural, da Secretaria de Agricultura de Herval d’ Oeste. “Disponibilizamos de pessoal e equipamentos a um valor acessível, apenas para cobrir custos de manutenção da Secretaria”.

Os produtores rurais vêm recebendo apoio, incentivo e melhores condições para dar continuidade, e alavancar a produção de tudo que é cultivado no município. “A Prefeitura vem ajudando e incentivando os agricultores a manter suas atividades nas áreas rurais, evitando assim o êxodo e fortalecendo nossas safras”, enfatizou o prefeito de Herval d’ Oeste, Nelson Guindani.

A silagem é uma das melhores estratégias para produtores garantirem alimento para rebanhos durante o inverno. É um suplemento de fundamental importância na alimentação, principalmente do gado em períodos críticos, onde as variações da temperatura provocam escassez de alimentos em todas as regiões do estado.

Segundo cronograma da Secretaria de Agricultura, os trabalhos devem seguir até maio, quando inicia o inverno. O milho é cultivado em aproximadamente 540 hectares no município. O plantio de verão foi encerrado no mês de dezembro de 2014 em 27 comunidades. Nesta ação foram utilizados cinco tratores equipados com plantadeiras. Muitos produtores já fazem duas plantações no ano, para garantir a alimentação do gado.

Herval d’ Oeste possui como maiores culturas a produção de grãos, leite e criação de gado de corte, avicultura, suinocultura e produtores de hortaliças.

Quem precisar de auxílio basta procurar a Prefeitura de Herval d’ Oeste no endereço: Nereu Ramos, 389 – Centro ou através do telefone: 3554-0922 e agendar o serviço.

PAULA PATUSSI