Pavimentações de ruas estão em andamento no município

Foram concluídas na última semana, as obras de pavimentação de sete ruas no do bairro Jardim José Rupp. Elas fazem parte do Lote 2 das obras de recapeamento e asfaltamento que acontecem com recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) e beneficiam mais 34 mil metros quadrados das 23 ruas em Herval d’ Oeste. Os trabalhos neste lote foram executados pela empresa Viga Pavimentação e Obra Ltda, de Joaçaba que também foi vencedora da licitação do Lote 3.

Receberam pavimentação as ruas: André Zeremeta, Júlio Dariva, José Britto e Anna Fiorin. Além da Rua Paulo de Brito, Travessa Primavera e Antonio Furtado Neto. Ao total, nos dois lotes, a empresa será responsável por pavimentar 12 ruas no município.

Conforme o engenheiro da Prefeitura de Herval d’ Oeste, Cleimar Piovesan, os trabalhos foram realizados em cerca de 15 dias. “As pavimentações das ruas do bairro Jardim José Rupp foram as mais demoradas e complexas, quatro delas eram ainda estradas de terra e houve necessidade de efetuar terraplanagem e reperfilagem, para depois ser feita a colocação de uma camada de cerca 4 cm de asfalto”, explicou Piovesan, destacando que ainda estão sendo executados a construção dos meios fios para que os moradores executem os passeios. Posteriormente será instalada a sinalização vertical e horizontal, que devem ocorrer até o mês de janeiro de 2015.

Agora, os trabalhos contemplam as ruas centrais. A previsão da empresa Viga é iniciar o recapeamento da Rua Carlos Gomes nos próximos dias.

Já a empresa Setep Construções S.A de Criciúma deve iniciar os trabalhos no Lote 1, que compreende 11 ruas nos bairros Vila Rica e São Vicente nesta semana. “Em contato com a empresa, foi informado que as obras devem iniciar nesta quinta-feira (11). Por se tratar apenas de recapeamento, para recuperar o pavimento retirado para a implantação do esgoto sanitário o trabalho é rápido”.

Conforme o setor de Planejamento da Prefeitura de Herval d’ Oeste, o cronograma de obras deve ser concluído até o fim do ano, restando apenas a sinalização para o início de 2015.

A ordem de serviço foi assinada no início de agosto deste ano. A licitação ocorreu no mês de junho e foi dividida em lotes e com investimentos de aproximadamente R$ 1,8 milhão. O cronograma inicial das obras prevê que os serviços em concluídos e entregues dentro do prazo de até 120 dias.

“Os valores foram captados a Fundo Perdido, através do Governo do Estado e acontece em ruas que já foram contempladas com o saneamento básico.  Não é financiamento, possui baixa contrapartida do município e as benfeitorias não serão cobradas dos confrontantes”, destacou o prefeito Nelson Guindani. “As obras darão maior segurança, condições de trafegabilidade e promoverão a valorização das residências ”, concluiu.

Paula Patussi