Município viabilizou atividade referente ao Dia de Combate à Violência e a Exploração Sexual

Em Santa Catarina, o dia 24 de setembro foi instituído como o dia Estadual de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual infanto-juvenil com o objetivo de mobilizar e fortalecer as organizações governamentais, não governamentais e a sociedade em geral para a prevenção e a proteção de crianças e adolescentes.

Para debater o tema neste dia 24/09 o CREAS de Herval d´Oeste com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social viabilizou a apresentação da peça teatral FLOR E SER, do Grupo Reminiscência e contou com a participação de aproximadamente 100 crianças e adolescentes atendidos pelos projetos sociais do CREAS, CRAS, PROVIM, ALUDI, ADAD.

 

O que é a violência sexual?

É uma violação dos direitos sexuais, porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao se desenvolvimento físico, psicológico e social.


Prevenção
A melhor maneira de combater a violência contra crianças e adolescentes, não somente a violência sexual, mas também a violência física e psicológica é a prevenção. É indispensável um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população e dos profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, visando à identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e ainda o acompanhamento da vítima e de sua família.

  
Denúncia
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Assim, em caso de confirmação ou suspeita de violência contra crianças e adolescentes DENUNCIE nos seguintes órgãos:

  • Conselho Tutelar – 3554 2425
  • EM CASO DE EMERGÊNCIA – 190
  • Disque Denúncia Nacional – 100

O Disque 100 atende diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita.

  • CREAS – 3554 2324

Outro importante órgão que pode receber denúncias, além de prestar atendimento e orientação é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, que oferece atendimento a indivíduos e famílias que sofrem violação de direitos, inclusive abuso e exploração sexual. O CREAS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18:30h.

 

 Participe, denuncie, proteja nossas crianças e adolescentes!

 

Fonte : Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS