Reinaugurada Estrutura Física do Abrigo Anjos da Luz

Aconteceu no último dia 17 a reinauguração da estrutura física do Serviço de Acolhimento Institucional Abrigo Anjos da Luz. O Serviço passou por ampla reforma, que contemplou a substituição do telhado, forro, parte elétrica, janelas e por fim realizada a pintura de toda sua estrutura.

Implantado pelo município de Herval d’Oeste, em dezembro de 2006, o Abrigo está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Abrigo Anjos da Luz acolhe Crianças e Adolescentes, de 0 a 18 anos, de forma provisória, excepcional e protetiva mediante intervenção do Conselho Tutelar e Ministério Público com determinação judicial em decorrência da violação de direitos, como abandono, negligência e violência ou pela impossibilidade de cuidados e proteção da família.

O Serviço de Acolhimento busca viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar de origem, sendo prioridade. Caso não seja possível, em família substituta por meio de adoção, guarda ou tutela. Cada criança e adolescente possui no Abrigo um plano individual de atendimento, com prazos determinados, conforme a legislação vigente.

Respeito, comprometimento e responsabilidade são objetivos determinantes para atuação profissional nesta instituição, com capacidade para atender até 20 crianças e adolescentes e, conta com 14 profissionais.

A Prefeitura Municipal de Herval d’Oeste é responsável por manter a instituição. O Governo Federal também contribui com recursos financeiros, bem como o Município de Erval Velho, por meio de convênio. As doações da comunidade são sempre muito bem vindas, considerando necessidade, desejo e sonho de cada criança, seja ele um tênis novo, um passeio ao cinema, uma mochila com rodinhas, uma bola, boneca ou estar em uma casa aconchegante, com uma cama quentinha, comida na mesa e roupinhas para vestir.

O Abrigo Anjos da Luz quer que cada criança e adolescente lembre do seu período de acolhimento como um momento bom, uma casa feliz. Não um período escuro, frio que deve ser esquecido. Pelo contrário, de proteção, confiança e integrado à comunidade. Um lugar para reescrever uma nova história.

Este momento que vivenciamos hoje é destinado à manifestação da nossa gratidão, e enquanto equipe, enquanto município, a todos aqueles que utilizam-se da bondade como forma de transformação humana.

Em nome de cada criança e adolescente acolhido, agradecemos a todos que participaram e auxiliaram para que as melhorias fossem realizadas.

Fonte : Serviço de Acolhimento Institucional – Secretaria de Assistência Social