Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna começam organizar a 55º edição dos JASC

As cidades coirmãs deram o pontapé inicial para definir os trabalhos de preparação da 55ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) que acontecerá no Meio Oeste, nos dias 18 a 27 de novembro deste ano. O prefeito de Joaçaba e o vice-prefeito, Rafael Laske e Marcos Weiss e, os prefeitos de Herval d’ Oeste e Luzerna, Nelson Guindani e Moisés Diersmann se reuniram na tarde desta quarta-feira (21) para iniciar as tratativas para organização do evento. A última vez que as cidades haviam recebido a maior competição do esporte catarinense foi em 2006.

Na próxima semana os chefes do executivo estarão em Florianópolis para definir juntamente com o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Filipe Mello como ocorrerá a liberação dos recursos e alinhar um cronograma de ações.

O evento deve reunir mais de 5 mil atletas, de 89 municípios disputando 26 modalidades e 47 troféus em 11 dias de provas.

As equipes técnicas dos municípios também estiveram reunidas nesta quarta-feira, para discutir as primeiras ações para organização do evento, como a formação da Comissão Central Organizadora (CCO), que deve contar com membros dos três municípios e que deve ser anunciada na primeira semana de fevereiro, quando também devem ser anunciados os locais que abrigarão as competições e os alojamentos de atletas, que devem ocorrer em escolas públicas municipais e estaduais, além de escolas particulares.

As cidades devem receber a quantia de R$ 1,6 milhão, através de convênio que deve ser firmado com o estado para preparar os municípios para a competição. O valor recebido vai ser investido para reformas de ginásios e campos, cerimônia de abertura e criação de mídia center do evento na cidade.

Esta será a sexta edição do evento no Meio Oeste, Joaçaba sediou os JASC nos anos de 1967, 88, 89, 1998 e em 2006, juntamente com Herval d’ Oeste e Luzerna.

“Os municípios estão alinhados e comprometidos com o evento, para surpreender a comunidade e continuar fazendo história nos JASC. Iniciamos os preparativos deste grande evento estadual e nos próximos dias contaremos com as visitas técnicas da Fesporte”, disse Rafael Laske.

“Temos o compromisso de fazer um grande evento, já que será a sexta vez que o maior evento esportivo do estado acontecerá no Meio Oeste, por isso os prefeitos não estão medindo esforços e iniciaram um cronograma de ações conjunto para promover a melhoria das cidades e praças esportivas neste ano”, ressaltou o prefeito hervalense, Nelson Guindani.

“As cidades coirmãs estão comprometidas com o evento e colocarão a disposição suas equipes técnicas e envolver entidades para que o evento seja um grande sucesso, como foram as últimas cinco edições”, comentou o prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann.

O Meio Oeste foi escolhido para sediar a 55ª edição do evento em novembro de 2013, durante reunião plenária do Conselho Estadual de Esportes. Na data foi definida a maior parte das etapas estaduais do calendário da Fesporte em 2014