UPA deverá ser entregue à comunidade no final do ano

Apesar de ter enfrentado pequenos atrasos na construção devido ao mal tempo que ocasionou chuva em determinados períodos, desde que foi assinada a Ordem de Serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no mês de junho do ano passado, a empresa responsável pela obra Andrade Construções Ltda, está empenhada para entregar a UPA até o final deste ano. “Estamos acreditando que esta deva ser a nossa última obra, ou seja, a obra que irá fechar nossa administração neste ano de 2012”, disse o prefeito Nelson Guindani. Segundo ele, o setor de engenharia e planejamento da prefeitura está engajado para juntamente com a empresa, concluir esta importante obra para a comunidade hervalense. A Unidade de Pronto Atendimento localizada na rua Santos Dumont no bairro São Vicente, terá aproximadamente 875 m² com um custo de R$ 1,400 milhão e atenderá à população 24 horas.

A obra que está sendo construída em parceria com o Governo Federal, visa prestar um melhor atendimento, bem como, proporcionar aos profissionais, um espaço adequado para o desenvolvimento da saúde. Com a implantação da UPA, busca-se ampliar o atendimento de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) na região, atingindo 3 consultas por habitante/ano. Com a instituição da Política Nacional de Atenção às Urgências, o Ministério da Saúde vem implantando em locais estratégicos, o sistema de Unidade de Pronto Atendimento, visando o atendimento integral aos usuários do SUS, de forma resolutiva e humanizada.

A UPA em construção no município de Herval d´Oeste, entre várias competências, além do atendimento 24 horas, acolherá os pacientes e seus familiares, implantando o processo de acolhimento com classificação de risco, considerando a identificação do paciente que necessite de tratamento imediato, estabelecendo o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento em sala específica para tal atividade e garantindo ordenado de acordo com o grau de sofrimento ou a gravidade do caso.Ressalta-se que a Unidade de Pronto Atendimento irá se articular com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), Atenção Básica, SAMU, unidades hospitalares, unidades de apoio diagnóstico e terapêutico e com outros serviços de atenção à saúde, bem como, realizar consulta médica em regime de pronto atendimento aos casos de menor gravidade e de enfermagem adequados aos casos críticos ou de maior gravidade, além da realização de raios-x e eletrocardiograma, entre outros.

“Esse é mais um bom e importante investimento que estamos realizando em parceria com o Governo Federal, para o bom atendimento de pacientes da região da AMMOC, mas em especial, da população hervalense”, conclui Nelson Guindani. O prefeito acredita que deverá diminuir em muito o número de pessoas que procuram o Setor de Emergência do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) em Joaçaba, para receber atendimento em todos os períodos do dia, principalmente dos moradores hervalenses.

Julnei Bruno Assessor de Imprensa

Prefeitura Municipal Herval d´Oeste