Agentes de saúde apresentam o Projeto Vida Melhor

Tendo por local as dependências do teatro Alfredo Sigwalt na cidade de Joaçaba, foi realizado na tarde desta terça-feira (27), as atividades do encerramento de final de ano do Grupo Projeto Viva Melhor (PROVIM), idealizado pelas agentes de saúde de Herval d´Oeste. Na oportunidade, destaque para as apresentações dos adolescentes que integram a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS), do grupo de dança da Casa da Cultura, e de várias atrações e atividades alusivas a Dia Mundial de luta contra a AIDS, a ser comemorado no dia 1º de dezembro.

O Núcleo de Atenção e Prevenção as Violências e o Programa Municipal da Secretaria de Saúde de Herval d´Oeste, tem como um dos objetivos principais, promover ações educativas, visando conscientizar crianças e adolescentes acerca de um assunto delicado, porém de extrema importância que é a violência envolvendo as famílias e os ambientes sociais o qual eles vivem. Este programa coordenado pela psicóloga Mariângela Casanova de Oliveira e pela enfermeira Paula Fagundes de Lima, buscou parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Herval d´Oeste, objetivando envolver as mesmas no contexto violência, além de promover subsídios para que este assunto fosse inserido e trabalhado dentro das suas comunidades.

Deste modo, foi proposto pela coordenação do núcleo, que uma agente comunitária de saúde representasse sua equipe voluntariamente. Assim, 6 ACS integraram inicialmente a equipe do Núcleo de Atenção e Prevenção as Violências e um sonho dessas mulheres foi transformado em realidade, nascendo assim o Projeto Viva Melhor (PROVIM) de Herval d´Oeste, que tem como objetivo principal, oferecer aos adolescentes do município, atividades educativas, culturais, esportivas e de saúde, possibilitando com isto, subsídios para manter estes jovens afastados das ruas. “Lançamos o desafio para este grupo de voluntários, pois temos uma situação bastante complicada com violência, tanto em criança como em adolescentes, problemas com drogas e gravidez precoce em nosso município”, disse a enfermeira Paula Lima.

Na palestra que ministrou aos presentes, a infectologista e professora da Unoesc campus local, Clarissa Guedes, em quase uma hora, desmistificou a AIDS, e trouxe inúmeras informações importantes sobre este assunto, até porque em Herval d´Oeste existem hoje 39 pacientes portadores do vírus HIV e que são acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica. Destes pacientes, 26 são do sexo feminino e 13 do sexo masculino, sendo que a faixa etária destes portadores varia entre 21 e 65 anos de idade.

Para o ano de 2013, a intenção é aumentar o grupo de crianças envolvidas no PROVIM, pois este foi apenas um projeto piloto. “Enviamos a proposta ao Ministério da Saúde, até porque temos gastos com o lanche destas crianças que passam à tarde no teatro, além de impressos e figurinos”, justificou a enfermeira Paula Lima.

Julnei Bruno – Assessor de Imprensa