Assinada Ordem de Serviço de quase R$ 8 milhões para saneamento básico no município

No final da manhã desta sexta-feira (30), nas dependências do gabinete do prefeito Nelson Guindani, tendo a presença de vários convidados e autoridades, dentre elas o superintendente da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) em Santa Catarina, Adenor Piovesan (Noe), foi realizada a assinatura da Ordem de Serviço com a empresa Cosatel – construções, saneamento e energia Ltda de São José na Grande Florianópolis, para iniciar a execução de sistema de esgotamento sanitário no município de Herval d´Oeste, com fornecimento de material e mão de obra em diversas ruas num total de 22 km.Segundo o documento assinado, cabe a empresa a execução de redes coletoras de esgoto, ligações domiciliares, caixas concentradoras de inspeção, poços de visita, escavação em solo e reposição de pavimentação, num prazo de 365 dias. O valor da Ordem de Serviço que fará com que Herval d´Oeste fique entre as 10 melhores cidades de Santa Catarina no quesito saneamento básico, está em R$ 7.793.827,92, conseguido junto a FUNASA numa parceria com o governo federal e a administração municipal, além da participação do Sistema Municipal de Água e Esgoto (Simae).

Fazendo uso da palavra, o prefeito Guindani disse tratar-se de um momento histórico para Herval, “não só pela movimentação de mercadorias gerando emprego e renda, mas também pela qualidade de vida, refletindo no aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), autoestima e representatividade perante o Estado e a União”. O prefeito hervalense fez questão de pedir a colaboração da população, no sentido de ter muita paciência, “uma vez que a obra poderá trazer alguns transtornos, porque alguns buracos em determinadas ruas terão que serem abertos para que seja colocado o saneamento básico. Mas ressalto que na sequência estaremos refazendo o que for danificado”. Nelson Guindani confirmou também que a obra iniciará no dia 2 de janeiro pela rua Castro Alves que teve a Ordem de Serviço para pavimentação assinada nesta semana.Noe representante da FUNASA disse em sua explanação, que a primeira parcela (R$ 2,4 milhões) deste montante já encontra-se depositada na conta da prefeitura, o que dá segurança para a empresa iniciar a obra. “Vamos nos empenhar para que tudo transcorra dentro do combinado, e que até mesmo antes do prazo previsto de um ano, esta importante obra seja concluída”.

O engenheiro sanitarista da Cosatel, Aroldo João Costa salientou que durante este mês de dezembro a empresa estará montando a sua logística com a locação de um barracão, bem como a contratação de mão de obra. Em sua fala, o engenheiro Aroldo parabenizou o prefeito Nelson Guindani e sua administração, por estarem investindo em saneamento básico. “Muitos prefeitos não gostam de fazer obras como esta, pois além dos buracos e transtorno à população, elas ficam debaixo da terra”, disse ele.

Julnei Bruno – Assessor de Imprensa