Herval d’oeste atinge metas no programa saúde na escola

Pioneiro  no Programa Saúde na Escola (PSE) na região da AMMOC , Herval d’Oeste apresentou um ótimo desempenho das ações no ano de 2012. Com  muitos desafios diante da parceria entre  Secretaria da Saúde – Secretaria da Educação, a implantação das ações exigiu esforço e colaboração de professores e  diretores, da rede municipal e estadual de ensino, além de todas as equipes de ESFs e  equipe responsável dentro da secretaria de saúde/educação.

Conheça o Programa:

O Programa Saúde na Escola (PSE) vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

Essa iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos educandos.Foi assinado um termo de compromisso entre os secretários de educação e saúde por meio do qual o governo federal repassa um incentivo financeiro condicionado ao cumprimento de metas de ações de três componentes: avaliação clínica e psicossocial, promoção e prevenção da saúde, educação permanente com capacitação de profissionais da educação, da saúde  e de jovens para o PSE.

Dos 105 municípios aptos a contratualizar no estado de Santa Catarina, 87 assinaram o Termo de Compromisso. Dos 87 municípios que assinaram o TC, 44 atingiram ao menos 70% da meta – receberão o restante do recurso financeiro (30%).Herval  d’Oeste atingiu todas as metas!

Foram realizadas ações de atualização vacinal, avaliação antropométrica, aferição da pressão arterial,    a valiação oftalmológica, ações de promoção e prevenção à saúde, avaliação de saúde bucal, entre outras.

Já começou a mobilização para a execução do programa em 2013, com início das atividades em 11 de março na Semana Saúde na Escola, que tem como temas deste ano: Saúde Ocular; Prevenção da Obesidade e Drogas.

Fonte : Vanessa Porto Clos – Nutricionista