Secretaria de Educação desenvolve programa Saúde na Escola

O Programa “Saúde na Escola” (PSE), faz parte de uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com ações voltadas para crianças e adolescentes. O programa potencializa a parceria entre professores e equipes de saúde, com a promoção, prevenção e avaliação da saúde dos escolares.  

Na última sexta-feira, dia 28 de novembro, aconteceu o último encontro do ano, do PSE. A reunião teve a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelas equipes de saúde no segundo semestre deste ano. Na oportunidade estiveram reunidos diretores das creches e escolas participantes do Programa, enfermeiros das unidades de saúde, secretária de Saúde Ivone Esquina, diretora de Educação Infantil Mara Kuhl. O momento foi conduzido pelas representantes do grupo de trabalho intersetorial do PSE psicóloga Mariangela Casanova e a nutricionista Vanessa Clos. 

Algumas dificuldades e experiências exitosas foram discutidas. Foram entregues Kits de cartilhas e Faixas para as escolas e planejadas ações para o primeiro semestre de 2015. 

Entre as discussões estão a realização de capacitações, atividades para envolver mais as famílias no cotidiano escolar. “Esta é uma parceria entre as Secretarias com o intuito incorporar e implementar ações de promoção de saúde, com ênfase na melhoria da qualidade de vida dos estudantes, além de formar compromisso para que todos possam criar hábitos saudáveis em sua comunidade”, destacou a nutricionista do município, Vanessa Clos; os dados dos alunos são acompanhadas na evolução (idade, ano, série, peso, altura e índice de massa corporal (IMC), avaliações odontológicas, de visão e de  audição). 

Para a diretora de Educação Infantil Mara Kuhl, a parceria objetiva um acompanhamento saudável com as crianças e auxilia na capacitação dos professores com temas e profissionais da saúde. “É uma troca muito importante, possibilita a discussão da forma de trabalho realizado nas escolas, aprimorando e inovando a forma de olhar e de conhecerem novas maneiras as situações parar continuar trabalhando os aspectos pedagógicos”, salientou Mara. 

O PSE atende oito escolas do município e três creches da rede Pública de ensino.  Sendo seis escolas municipais e duas escolas estaduais, com idades entre zero a 14 anos, que contam com o atendimento de oito equipes de saúde da Atenção Básica Municipal. 

PAULA PATUSSI – Assessoria de Imprensa