Viver com Saúde é uma grande Vitória

*por Elisangela  Schmidt

Com grande prazer e satisfação a Secretaria de Saúde de Herval d Oeste fez a entrega do Projeto de Lei para apreciação da Câmara de Vereadores para implantação da Politica Municipal de Promoção de Saúde, bem como a Minuta desta politica para o Conselho Municipal de Saúde.

O evento iniciou as 19:00 horas  no Teatro Alfredo Sigwalt, foi uma data alusiva ao Dia da Promoção de Saúde, Dia Mundial da Saúde (celebrado no dia 07 de abril) e dia Mundial de Atividade Física (no dia 06 de abril). Desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação, foi uma prova de que o trabalho intersetorial faz toda a diferença.

Este evento também vem ao encontro do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelas Secretarias de Saúde e Educação do município, parceria esta que tem garantido aos alunos do município oportunidade de maior conhecimento de sua própria saúde e o pleno desenvolvimento dos mesmos, bem como ao encontro dos Programas Mexa-se, Controle do Tabagismo e Mais Saúde.

Mesmo antes da instituição do Sistema Único de Saúde já se pensava em promover saúde, alguns modelos eram defendidos, onde se baseava no nível da prevenção de doença e não se pensava em saúde. Tal modelo vem sendo substituídos, e neste sentido há um grande esforço na construção de atenção à saúde que priorize ações de melhoria da qualidade de vida da coletividade.

Para isso contamos com a presença de aproximadamente 400 pessoas, sendo elas a grande maioria a comunidade, atores principais da noite. Iniciou com a paraatleta Aline Rocha a qual falou sobre a prática de atividade física, que sendo regular contribui para o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis, em qualquer fase da vida. A atividade física não exige melhor idade para realizar, e nem melhor corpo, mas sim atitude. Atitude de romper barreiras, desafiar nossos próprios medos e comodismo, de acreditar que tudo é possível.

Após a programação continuou com a exibição de um documentário:“Muito Além do Peso, Obesidade, a maior epidemia infantil da história”, "Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças e para refletir as atitudes dos adultos" Jamie Oliver.E no final da noite todos participaram de um coquetel de frutas, organizado com muito carrinho para os presentes.

Em nome das Secretarias de Educação e de Saúde de Herval d'Oeste, agradecemos o apoio e a presença de todos que colaboraram para que o evento "Viver com Saúde é uma grande vitória" fosse um sucesso de público.

O trabalho não pára…"Cada dia um degrau, cada degrau uma luta e cada luta um aprendizado"(Julinho Silva)

Elisangela Schmidt  é Coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde  foi uma das Coordenadoras do evento.