Pesquisa sobre o Tabagismo no Município de Herval d’Oeste – 2013

Desde 2005 é realizado um inquérito populacional sobre o tabagismo no município de Herval d’Oeste, com a finalidade de identificar e compreender seus padrões de consumo, bem como observar sujeitos mais expostos, para assim elaborar ações especificas de prevenção e combate.

 Em sua terceira edição foram entrevistados 5.658 indivíduos, observando uma prevalência de uso em 18,6% da população, uma redução de 11,4% em relação à pesquisa realizada em 2005. 

No entanto foi verificado um aumento na porcentagem de pessoas que iniciaram o hábito antes dos 20 anos de idade.

O predomínio do uso foi verificado na faixa etária de 40 a 49 anos correspondente a 23,2% da amostra. O gênero masculino permanece sendo o mais acometido, com 56,7%, entre os ex-fumantes não se verificou significância entre os sexos. 

Salientamos a associação do tabagismo com as doenças do aparelho circulatório, como o infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, as doenças do aparelho respiratório como enfisema pulmonar e com uma variedade de neoplasias, que constituem as três principais causas de internações e óbitos no município.

A Secretaria de Saúde de Herval d’Oeste através do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo promove políticas que visam à prevenção e combate ao tabagismo, periodicamente são iniciados grupos para auxiliar gratuitamente a população na conscientização e abandono do tabagismo.

Maiores informações no número 3554-1111 com Thaís.