HERVAL D’OESTE ENTRE OS 28 MUNICIPIOS COM MELHOR DESEMPENHO NA ATENÇÃO BÁSICA NO ESTADO

O Projeto de Avaliação da Atenção Básica teve início ainda em 2004, sendo que a primeira aplicação se deu no ano de 2007. Este é o primeiro ano que o município esteve entre os 28 melhores do estado em Atenção Básica dos 295 municípios  do de Santa Catarina.  

Para a avaliação, os 295 municípios do estado foram comparados com os demais do mesmo porte populacional: até 3 mil habitantes, de 10 a 20 mil, 20 a 50 mil, e mais de cinquenta mil habitantes. A Avaliação é baseada em 12 subáreas e 40 indicadores diferentes, entre eles: atuação intersetorial, participação popular, recursos humanos, infraestrutura, saúde da criança, adolescente, adulto e idoso.

O município de Herval d Oeste teve sua maior pontuação destinada no indicador de atuação intersetorial e participação popular, bem como a menor pontuação foi atribuída ao indicador na área da saúde do idoso. Os dados necessários para esta avaliação são coletados por meio de questionário e nos sistemas oficiais da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina (SIAB; SIA; SIH; SIM; SINASC; API; SISÁGUA; SISVAN; SINAN; CNES; IBGE; SES/SC).

A avaliação é realizada anualmente, no entanto nos anos impares os municípios são agrupados com sua pontuação e classificados para premiação. A divulgação e premiação dos 28 municípios aconteceu dia 06 de novembro em Florianópolis.

Avaliar se torna de fundamental importância para que os municípios consigam visualizar onde estão suas fragilidades e potencialidades, conseguindo assim planejar ações baseados em dados concretos, aumentando a resolutividade e qualidade da assistência prestada ao cidadão.

Esta avaliação também serviu para mostrar que a secretaria de saúde está no caminho certo. Melhorar sempre é necessário, no entanto com esforços coletivos temos certeza que é possível promover saúde de qualidade.

Parabéns a todos os profissionais da Secretaria de Saúde que não medem esforços para que a atenção, cuidado e qualidade prevaleçam!