Assinadas ordens de serviço para pavimentação de 23 ruas

Primeiro município do meio oeste a iniciar obra conveniada com o Governo do Estado, Herval d’ Oeste terá 23 ruas pavimentadas em até 60 dias. O valor das obras será de aproximadamente R$ 1,8 milhão.

Vereadores e lideranças acompanharam o ato no gabinete do prefeito, nesta sexta-feira (15). Representantes das empresas vencedoras da licitação que foi dividida em lotes também estiveram presentes.

“Obras que darão maior segurança, condições de trafegabilidade e até valorização das residências, nas ruas que receberam o saneamento básico”, explicou o prefeito Nelson Guindani, salientando que as obras contemplam ainda a sinalização vertical com placas indicativas e horizontal, com a pintura de faixas.  Durante o processo licitatório, as empresas disputaram as obras por concorrência em menor preço, e com isso o valor licitado foi menor, R$ 1, 783.887,32, acarretando uma economia de cerca de 35 mil nos lotes.

O projeto foi assinado pelo prefeito em dezembro de 2013 e o convênio foi assinado no início do mês de julho. A licitação ocorreu no fim do mês de junho, e as empresas vencedoras foram a SETEP Construções S/A vencedora do Lote 1, que compreende 11 ruas. E a empresa Viga Pavimentação e Obra Ltda, de Joaçaba vencedora dos Lotes 2 e 3, com 12 ruas. Ao todo serão recapeados mais 34 mil metros quadrados de ruas.

Conforme os representantes das duas empresas, as obras podem ser entregues antecipadamente, e irão analisar a fundo o projeto, e tendo condições de execução, clima e solo, para que as obras sejam concluídas em até 30 dias. “Os valores empenhados nesta obra, foram captados a Fundo Perdido, através do Governo do Estado, não é financiamento e não tem contrapartida o município, muito menos da população”, enfatizou Guindani.

Mais pavimentações

O projeto de recuperação de outras 21 ruas também está sendo tratado pelo prefeito através do “Badesc Cidades Juro Zero”. Também é destinado para vias que já receberam obras do saneamento básico, algumas ainda em 2010. As ruas que serão contempladas com projetos de recursos já solicitados pela prefeitura junto ao Programa Juro Zero do Banco do Desenvolvimento de Santa Catarina (Badesc) serão anunciadas nos próximos dias, quando o projeto for autorizado. “Ele já está cadastrado e aprovado pela entidade, não fomos autorizados ainda a emitir a ordem de serviço, o que deve acontecer apenas após o período eleitoral. E completará o projeto anunciado de 44 ruas”, disse. “Nenhum dos municípios que contratou o programa recebeu os recursos, em virtude do período eleitoral e está solicitando alterações de todos os projetos”.

Outro projeto de R$ 4 milhões, deve contemplar o bairro Santo Antônio, para continuidade das obras de saneamento básico e paralelo a isso, já estamos encaminhando novo projeto para recuperação das ruas. “Devo deixar a administração, em oito anos, com 80 ruas asfaltadas”, destaca.

Segundo Guindani, as obras vão ocorrer nas ruas que receberam saneamento básico já que o poder público não pode mais realizar investimentos em vias que não possuam essa infraestrutura. “Precisamos fazer o trabalho de forma ordenada sem gerar problemas futuros. Todas as ruas que hoje estão recebendo saneamento serão pavimentadas e aquelas que ainda não receberam o sistema de esgotamento receberão melhorias em breve”.

Frentes de trabalho no interior

Comunidades do interior estão recebendo pavimentação em calçamento, Na Serra Alta e na Rua Sebastião Antonio da Silva, na Linha Bonita. E outras que iniciarão em breve, no sentido a Sede Belém e Barra Verde, através de emenda parlamentar.

PAULA PATUSSI- Assessoria de Imprensa