Convênio entre a Prefeitura e CONAB gera fornecimento de leite no município

Desde o mês de junho, o município de Herval d' Oeste é contemplado com a liberação de 124 mil litros de leite. Um convênio através da Secretaria de Assistência Social com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) será responsável até o fim deste ano no fornecimento de leite para famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), creches e pré-escolas.

De acordo com o prefeito em exercício Ricardo Nodari, o produto é liberado por remessas e ficará depositado nos armazéns da Conab. Ele é pronto para consumo e proveniente das cooperativas da região vinculadas à Conab. “É um incentivo aos pequenos produtores e as cooperativas da região, pois o preço de compra é garantido por preço mínimo, fixo e distribuído em todo o Brasil”, explica.

Os produtos possuem em média dois meses de validade. A distribuição acontece normalmente durante o período eleitoral, mas novos projetos junto a Conab não são aceitos.

A prioridade é no atendimento as famílias, e o excedente é distribuído nas creches e pré-escolas. “O cadastro é feito pela Secretaria de Assistência Social que através de levantamento analisa se os integrantes participam em mais de um programa”, destaca a secretária de Assistência Social, Quenia Brinckmann.

O município já se prepara para o cadastro de fornecimento de outros produtos, para que escolas possam ser atendidas com alimentos que integram a merenda escolar. “Realizaremos o cadastro para renovar o projeto, com nova indicação de produto e levantamento de famílias. O que gera economia para o município e agrega valor ao produto da agricultura familiar”.

“No projeto inicial era pedido o montante de 15 mil a 30 mil litros de leite. Mas a Conab reconhecendo a necessidade da nossa população e dos cadastros, e principalmente da demanda atendida hoje encaminhou quatro vezes mais do que a quantidade solicitada”, destaca a secretária.

São 1422 famílias hervalenses cadastradas com até três salários mínimos. Além desses cadastros nos programas sociais e a Assistência Social mantem projetos que trabalha com o serviço de acolhimento institucional como é o caso do Abrigo Anjos da Luz, que também demanda do produto e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), antigo PETI.

PAULA PATUSSI