UPA 24h completa um mês com mais de 2000 atendimentos

Completando um mês de abertura nesta quarta-feira (29), a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) de Herval d’Oeste já registrou 2224 atendimentos.

A UPA 24h possui 31 funcionários, entre eles: sete enfermeiras, 11 técnicos em enfermagem, quatro recepcionistas, cinco agentes de serviços de saúde e dois médicos em cada escala de 24h. Que atuam na unidade de cerca de 800 metros quadrados, dividida em dois pisos. Os atendimentos de pacientes de urgência e emergência é feita no térreo.

A UPA 24h adota medidas de classificação de risco para os atendimentos, com processo de acolhimento realizado pelo Ministério da Saúde. A unidade não segue ordem de chegada mas sim a prioridade de atendimento. Cerca de 50% dos casos atendidos pela unidade são de cor azul – casos mais simples, que poderiam ser atendidos em outras unidades de saúde de menos complexidade, como consultórios; seguidos pelos casos de cor verde, que correspondem 35% dos casos – são de pacientes que necessita de observação para definição  diagnóstico e internação; 14% dos atendimentos são casos de cor amarelo, que precisa de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados específicos para manter a vida, e apenas 1% dos casos são de cor laranja e vermelho – são casos de urgência. A cor laranja precisa de um atendimento muito urgente. E a cor vermelha indica que o paciente tem preferência no atendimento por apresentar risco imediato de morte. Neste caso, o atendimento é imediato.

A maioria dos atendimentos realizados foram em casos clínicos, que poderiam ser tratados nas unidades básicas de saúde. As urgências e emergências, corresponderam aos menores atendimentos, sendo os acidentes, infarto, politraumatismo, AVC, entre outros.

Os profissionais da UPA estão promovendo avaliações dos casos atendidos e nos próximos dias estarão realizando reuniões com os Secretários de Saúde da AMMOC para saber por que as pessoas estão procurando pelos serviços em Herval d’ Oeste. São atendidas em média 80 pessoas por dia.

Conforme a gestora administrativa da Secretaria de Saúde de Herval d'Oeste, Eugênia Bucco, setor que gere os recursos da UPA 24h, a resolutividade da unidade é de 98,5%, e neste primeiro mês encaminhou apenas 1,5% dos casos encaminhado por meio da Central de Regulação, que faz parte da rede de atenção as urgências emergências, ao hospital de referência.

Ainda segundo Eugênia, os pacientes classificados de menos complexidade são atendidos em até 40 minutos. E em dias de mais atendimentos de complexidade em até 2h. “Mais de 2000 atendimentos, o maior volume poderia ter sido atendido nas unidades básicas de saúde de município e é preciso que seja feito um trabalho de conscientização com toda a rede, pois a UPA é uma porta de entrada, é um serviço intermediário entre atenção básica e maior emergência que é dada pelo Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST)”.

A gestora avalia de forma positiva este primeiro mês de atividades. “A procura que no início era receosa, passou a ser maior”, disse. “Estes primeiros trinta dias foram de adaptação para todos, funcionários e pacientes. Mas que deram um retorno muito bom a qualificação do nosso serviço para a comunidade regional”, salienta.

O prefeito de Herval d’ Oeste, Nelson Guindani, visitou a UPA 24h nesta semana. “Contamos com uma equipe extremamente comprometida e disposta para consolidar a UPA de Herval d’ Oeste como uma unidade referencial em atendimento à saúde. Continuaremos trabalhando diuturnamente para aprimorar os nossos serviços e, assim, oferecer a todos um atendimento inquestionavelmente eficaz", enfatiza.

Atendimento

A UPA localizada no entroncamento da Avenida Beira Rio com a Rua Santos Dumont, funciona durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana e vem contribuindo para a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais.

A UPA possui estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Em média, a unidade recebe dez pessoas que ficam em saldas de observação até receberem alta ao dia. Foram atendidos pacientes dos onze municípios que fazem parte da rede de atendimento da UPA. E agora a negociação rateio despesas da unidade está sendo feita.

Manutenção

O custo mensal para manutenção da UPA 24h será de 400 mil/mês. Contando a folha de pagamento dos funcionários, médicos, despesas com manutenção, limpeza, alimentação, lavanderia, análises clínicas, entre outras despesas.

A unidade é habilitada como UPA de porte 1 para atender a uma população de cerca de 100 mil habitantes. Devem ter a participação no repasse onze municípios da região, são: Água Doce, Catanduvas, Erval Velho, Ibicaré Lacerdópolis, Luzerna, Treze Tílias, Joaçaba, Vargem Bonita, Jaborá e Herval d' Oeste, atendendo uma população de mais de 96 mil habitantes. Ouro e Capinzal vão ser beneficiados com uma Sala de Estabilização que funcionará em Capinzal.

O valor inicial repassado por município será de R$ 1,50 por habitante. Segundo estimativas, seria de R$ 145 mil mensais, rateados entre as onze cidades. O valor é baseado em levantamento dos custos totais que recairão sobre os municípios e os repasses do Estado e União. Guindani vem buscando com Governo do Estado o auxílio financeiro para a Unidade, em cerca de R$ 85 mil e o Governo Federal em R$ 100 mil mensais. Se a unidade receber a qualificação, poderá receber mais R$ 70 mil.

“A expectativa é que todos os municípios do meio oeste que utilizam os serviços da unidade contribuam, para que não haja nenhum prejuízo a população. As tratativas iniciaram há tempo e os prefeitos acordaram por algum se negar a passar valores

A obra recebeu recursos do Governo Federal de R$ 1,4 milhão por meio do Ministério da Saúde, enviado do Fundo Nacional da Saúde, ao Fundo Municipal de Saúde e teve R$ 280.848,68 de investimentos em recursos próprios.

PAULA PATUSSI