Prefeito participa da solenidade de passagem de comando do 26º BPM de Herval d’ Oeste

Lucimar Savaris de 47 anos, com 26 deles dedicados a Polícia Militar, é a primeira tenente-coronel a assumir o cargo em Santa Catarina. Ela assumiu o comando na tarde desta terça-feira (02) em solenidade no 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com a presença do Comandante Geral da PM, Coronel Valdemir Cabral, o Coronel Turíbio Sconyeczny, comandante da 10º Região de Polícia Militar, Secretária de Desenvolvimento Regional, Nelci Trento Bortolini, prefeitos do meio oeste, Delegados de Polícia Civil, autoridades locais civis e militares, além do poder judiciário e eleitoral.

O ato histórico foi acompanhado pelo prefeito de Herval d’ Oeste, Nelson Guindani, que destacou o trabalho de competência, refletindo em segurança à comunidade. “O batalhão com sede em Herval d’ Oeste é o primeiro da corporação em Santa Catarina a ser comandado por uma mulher. Tanto o tenente-coronel Müller, quanto a tenente-coronel demonstraram dedicação, visando sempre o bem-estar das pessoas e a melhoria dos serviços. Parabenizo a Polícia Militar pela integração das ações e o atendimento feito a contento”, ressaltou.

O comandante geral da PMSC, coronel Valdemir Cabral, definiu a solenidade de passagem de comando como histórica. “No estado, é a primeira mulher a estar à frente de um batalhão. Os dois oficiais demonstraram muita capacidade no desempenho de suas funções. O trabalho terá continuidade com competência, refletindo em mais segurança à população”, destacou o coronel Cabral.

O tenente-coronel Luiz Roberto Müller, assumirá o cargo de Chefia do Estado Maior na 10º Região de Polícia Militar. Ele comandou a unidade desde abril de 2009 e transmitiu o cargo à tenente-coronel Lucimar Savaris, que estava no sub-comando desde 2007.

Lucimar comandará ao todo 214 policiais no 26º BPM de Herval d’ Oeste. A tenente-coronel ingressou na corporação em 1988 e foi capitã da Polícia Militar Ambiental entre os anos de 2002 a 2007. É formada em Direito pela Universidade do vale do Itajaí (Univali) e pós graduada em Gestão Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas e possui diversas condecorações nos 26 anos dedicados a corporação, frisando que pretende continuar o trabalho honesto e dedicado que desenvolve desde que ingressou na Polícia Militar, em 1988. “É mais uma etapa, novos desafios e responsabilidades. O principal objetivo é reduzir os índices de criminalidade nos 19 municípios de abrangência”, disse Lucimar, informando que o major Jorge Luiz Hack será o sub-comandante do 26º BPM.

Sobre  26º BPM

O 26º BPM é decorrente da então 1ª Companhia do 2º Batalhão e foi criado em 12 de setembro de 1921 em Herval d’ Oeste, e são 93 anos de existência no meio oeste, posteriormente foi criada a 10º guarnição especial da PM, em 25 de outubro de 2006 e mais tarde elevada a Batalhão, com a criação do 26º BPM em 15 de outubro de 2009.

A promoção de major a tenente-coronel ocorreu no dia 25 de novembro deste ano. Lucimar entrou na corporação há 26 anos, formando-se na segunda turma de mulheres da PM. Natural de Lacerdópolis, ela já trabalhou em Florianópolis, Joinville, Chapecó.

Lucimar conta com o apoio da família, principalmente do marido, que é o chefe da Central Regional de Emergência (CRE) de Herval d’Oeste, tenente-coronel Tércio Valdir dos Santos.

Inauguração de Sala de Formação Sanitária

Durante a solenidade também foi inaugurada a Sala de Formação Sanitária, que é um consultório odontológico, anexo ao Batalhão e que promoverá a saúde bucal da corporação. Proporcionando assim melhores condições de trabalho e qualidade de vida.

A sala possui 12 metros quadrados, contento cadeira odontológica, máquina seladora, autoclave, máquina compressora, lavadora ultrassônica, equipamentos de RX PROFI, equipamentos fotopolimerizadores, equipamentos amalgamador que custaram cerca de R$ 14 mil, custeados pelo Fundo da Polícia Militar.

Paula Patussi- Assessoria de Imprensa