Administração auxilia produtores rurais no plantio de milho

O milho é uma cultura tradicional nas pequenas e médias lavouras de Herval d’ Oeste. Fácil de plantar e de crescimento rápido, relacionado principalmente ao clima, o milho pode ser conciliado com outras culturas e serve como alimento que vai para mesa do consumidor ou para ração animal. Além disto, pode ser vendido com lucro certo para o produtor.

O produtor hervalense conta com o auxílio da prefeitura que está encerrando o plantio de verão em 27 comunidades e já beneficiou cerca de 180 produtores. Nesta ação foram plantados aproximadamente 540 hectares com o uso de cinco tratores equipados com plantadeiras. Os trabalhos seguem até 20 dezembro.

Já na primeira quinzena de janeiro a prefeitura inicia o corte da silagem. Após, este processo, acontece o plantio de sorgo, que serve para silagem. A ação é desenvolvida a fim de atender aos pequenos produtores que sofriam com falta de alimento para o gado durante o período da seca, desde então a administração buscar equipar o município para atender essa demanda, para atender a agricultura familiar.

Conforme o prefeito Nelson Guindani o auxílio é fundamental para o produtor de leite a conservação dos alimentos e para gerar mais renda as famílias. “Assim, evita se que o produtor seja pego de surpresa pelas intempéries do clima e também consegue boa produtividade, justamente na época de melhor remuneração do produto, e com o aumento do maquinário de produção a silagem pode ser feita dentro do período correto garantindo as propriedades do alimento ao rebanho”, observa. “Por isso temos buscado recursos juntos aos governos estaduais e federais para conseguir maquinários que auxiliam na agregação de renda dessas famílias”, enfatiza o prefeito.

“A silagem de milho se constitui num dos principais volumes utilizados para a alimentação do gado leiteiro, principalmente em períodos de seca”, comentou, Antoninho Zacaron, gerente de desenvolvimento rural, da Secretaria de Agricultura de Herval d’ Oeste, salientando que a lavoura de milho não exige grande quantidade de mão de obra, principalmente por conta da mecanização da patrulha agrícola.

Zacaron explica, ainda, que o milho verde é usado para o consumo e para silagem (método de conservação de forragem para alimentação de bovinos), enquanto o milho seco serve para alimentação de outros animais, como galinhas e porcos. Cerca de 50% da produção é vendida pelos produtores e outra utilizada como silagem.

O município possui como maiores culturas a produção de grãos, leite e criação de gado de corte, avicultura, suinocultura e produtores de hortaliças.

Outras ações

Além da silagem de milho, a prefeitura também auxilia os produtores do município com a patrulha agrícola na preparação do solo daqueles produtores que não possuem maquinário para realizar a gradiação, visando melhorar a alimentação dos animais. E para prepararem o solo que recebe o plantio das mais diferentes culturas, milho, trigo, sorgo e outras.Também são realizados serviços com retroescavadeira e caminhão para abertura de bebedouros, valas para silagem, terraplanagem, valetas e poços para fossa séptica.

Secretaria de Agricultura/ ASCOM

PAULA PATUSSI Assessoria de Imprensa