Padaria Comunitária está sendo construída no muncípio

Teve início em outubro a obra de construção da Panificadora e Confeitaria Escola Esperança. O prédio está sendo construído na Rua Vitória, ao lado do das Canchas de Bocha Ivonei Fiorentin, no Bairro Vila Militar por meio do Programa Economia Verde do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no valor de R$ 245 mil.

Conforme a assistente social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Edna Mara Mendes que ajudou a desenvolver o projeto, destaca que a Associação Amigos do CAPS, criada há cinco anos possui atualmente 18 pacientes/usuários e as atividades desenvolvidas atualmente com o artesanato, geram renda as famílias. “Há cerca de três anos iniciamos a atividade de artesanato e a busca pela aprovação do projeto da padaria, além de gerar rendas as famílias dos pacientes, também serve para a reinserção social dos pacientes que possuem algum tipo de transtorno mental ou ainda dependência química”, disse.

“As atividades também devem ser adotadas pela Secretaria de Assistência Social para a aplicação de medidas socioeducativas a jovens infratores”. O projeto foi apresentado em abril de 2013 e aprovado no fim de 2013. E tem parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

O projeto recebeu ainda apoio do Sebrae que realizou estudo de mercado.

O programa Economia Verde e Solidária tem objetivo de fomentar empreendimentos produtivos coletivos que visem a geração e/ou manutenção de trabalho e renda.A obra terá 207,98 metros quadrados de área construída.

Além do investimento destinado via Programa Economia Verde, a construção desta Padaria terá o incremento de R$ 90 mil, conseguidos via emenda parlamentar do Secretário de Habitação Tomaz Conrado – o Tomate, que serão utilizados para a compra dos equipamentos necessários ao início das atividades.A previsão para a conclusão da obra é até o segundo semestre de 2015.

A terraplanagem foi custeada com recursos próprios da Associação Amigos do CAPS de Herval d’Oeste.

A Padaria, após o seu funcionamento, beneficiará todos os envolvidos em projetos assistenciais desenvolvidos em Herval d’Oeste e deve atender até 50 pessoas.

A construção da Padaria foi viável devido à destinação do espaço feito pela Prefeitura de Herval d’ Oeste e com a aprovação da Câmara de Vereadores de Herval d’Oeste em agosto de 2013.

Paula Patussi/ASCOM