Campanha “Novembro Azul” é desenvolvida em Herval

Com o objetivo de chamar a atenção dos homens quanto as visitas freqüentes nos consultórios médicos, está sendo desenvolvido durante todo este mês no município de Herval d´Oeste, a campanha denominada “Novembro Azul”. A responsabilidade do evento é da Secretaria de Saúde, através de suas funcionárias.

Para chamar a atenção de todos, em especial do público masculino, na quarta-feira (14), foi realizada uma caminhada que teve início em frente ao Posto de Saúde Central e terminando defronte a Prefeitura Municipal, com discursos por parte do médico Igor Bernardes e da secretária Ivone Squina.Existe um mundo de obstáculos culturais que impedem os homens de freqüentar consultórios médicos. Pensando nesses problema que leva a uma alta taxa de mortalidade de homens adultos, o Ministério da Saúde junto a gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), sociedades civis, acadêmicas e agência de cooperação internacional, criaram a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem.

A saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros. O Ministério da Saúde quer melhorar o atendimento à saúde da população masculina. A nova política, coloca o Brasil voltado para a saúde do homem. O país é o primeiro da América Latina e o segundo do continente americano a implantar uma política nacional de atenção integral a saúde do homem, pois a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Os homens vivem 7 anos a menos em média do que as mulheres. Isso acontece porque os homens tem mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, pressão alta, tendência a obesidade e não praticam atividade física com regularidade, entre outros.

Um ponto a ser destacado neste movimento, é que os homens têm medo de descobrir doenças, acham q1ue nunca vão adoecer e por isso não se cuidam, não procuram os serviços de saúde e não seguem os tratamentos recomendados, estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho, utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade, além de estarem envolvidos na maioria das situações de violência.Muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os serviços de saúde, evitando dor física, emocional e o sofrimento da sua família.

Está na hora de mudar essa história, daí a importância e o objetivo principal do “Novembro Azul” por parte das integrantes da Secretaria da Saúde do município de Herval d´Oeste. O “Novembro Azul” é uma campanha de atenção à saúde do homem durante todo este mês, onde estará sendo intensificado o atendimento ao público masculino, orientando, distribuindo informativos e aplicando pesquisa em todas as unidades de saúde hervalenses.A Secretaria da Saúde local, oferece consultas médicas e de enfermagem, consultas odontológicas, bem como, exames laboratoriais, serviços psicológicos, nutricionista e grupos de incentivo a atividade física, abandono ao tabagismo e estímulo a alimentação saudável, entre outros.

Julnei Bruno – Assessor de Imprensa