Alunos de escolas municipais integram escolinhas de futsal

A Sociedade Falquínia é uma das mais antigas de Herval d’ Oeste, foi fundada no ano de 1962 através da Sociedade Esportiva Club da Amizade e sempre desenvolveu projetos sociais, inclusive geriu a equipe profissional de futsal hervalense. Há cerca de cinco anos a Associação Grêmio Recreativo Esportivo, Social e Cultural Falcões de Herval d’ Oeste realiza atividades com alunos das escolas municipais de Herval d’ Oeste.

Atualmente aproximadamente 100 alunos de sete a 11 anos, matriculados em escolas do município são atendidos. As atividades acontecem em quatro núcleos, nas escolas: Adolfo Becker, Estação Luzerna, Pequeno Pensador no bairro Santo Antonio e no Ginásio Oscarzão, bairro Vila Rica, este com treinamentos para alunos de 14 a 16 anos.

Conforme o professor de Educação Física, Leonardo Mascarello, que realiza as aulas/treinos qualquer aluno hervalense pode participar do projeto, desde que matriculado em alguma escola do município. Segundo ele, até o fim deste ano a intenção é atender até 200 alunos abrindo novas turmas para alunos de 12 a 14 anos e ainda ampliar o projeto, e oferecer as aulas para meninas praticam e gostam da modalidade. “Os alunos são orientados para os benefícios da atividade física e condições de realizá-la de forma segura destacando as capacidades psicomotoras dos mesmos”, explica. “Eles também recebem os fundamentos da modalidade, questões técnicas, a prática e as regras oficiais do futsal”.

“O projeto tem como objetivo utilizar a prática do futsal como ferramenta de formação integral de nossos futuros atletas, visando um trabalho multiprofissional, além de difundir e promover a iniciação do futsal, divulgando sua contribuição educacional para o município de Herval d’ Oeste”, explica Leonardo. As atividades acontecem em parceria com a Prefeitura de Herval d’ Oeste, através do Departamento de Esporte e da Secretaria de Educação.

Os alunos interessados devem procurar a direção de sua escola e solicitar a participação no projeto, que acontece simultaneamente nos quatro núcleos. A inscrição no projeto é feita na escola e as atividades acontecem em contra turno as atividades escolares, ou seja, a tarde para os alunos que estudam pela manhã e pela manhã aos que estudam a tarde. Todo o material é fornecido pela prefeitura e as aulas são gratuitas. E para que possam participar das atividades, os alunos precisam manter boas notas durante o ano letivo.

"Trabalhos como estes são extremamente gratificantes, pois enquanto estas crianças estão em nossos núcleos, estão ao mesmo tempo longe de drogas, fora da rua, praticando uma atividade saudável e por que no futuro não se tornar um atleta que representará nossa equipe e nosso município”, salienta o professor Leonardo Mascarello.Caike da Silva de Oliveira de 10 anos, vê na modalidade seu futuro. Mostrando habilidade, disciplina, fazendo embaixadinhas e graça com a bola, tem até o penteado do seu jogador preferido. “Neymar começou no futsal e quero ser como ele”, disse o menino.

A intenção, é que os alunos até 16 anos, das categorias de base represente o município na Olesc (Olimpíadas Escolares de Santa Catarina) e na Copinha de Futsal de Herval d’ Oeste, de 8 a 14 anos. Além dos jogos regionais.

Saiba mais – A atividade contribui para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social de crianças e adolescentes através da prática esportiva do futsal e futebol, o projeto proporciona a prática esportiva de crianças e adolescentes, em períodos extracurricular desenvolvendo as qualidades físicas e motoras e, tendo como principal foco a socialização e educação dos participantes do projeto, desenvolver a interação das crianças e adolescentes fazendo com que os mesmos saibam da importância da convivência social e, dos benefícios que a prática esportiva proporciona, também trabalhamos valores através da pratica esportiva que ajudarão as crianças e os adolescentes no convívio humano e social com a família, a escola e a comunidade.

“O objetivo da Associação é desenvolver o trabalho de forma social, com uma modalidade tradicional. Com isso teremos também um retorno, formaremos nossas categorias de base, além de ofertar atividades a muitas crianças que poderiam estar ociosas, e que gostam do futsal”, explica. “Quem sabe lá na frente elas poderão até integrar uma equipe profissional”, destaca Leonardo Mascarelo, salientando que as escolinhas também têm o papel de despertar talentos.

PAULA PATUSSI

Fotos: Paula Patussi