Suplemento em pó será incorporado a merenda das creches hervalenses

Os primeiros anos de vida de uma pessoa são de intenso desenvolvimento do corpo. Por isso, a falta de alguns nutrientes na alimentação prejudica o crescimento das crianças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um dos grandes problemas que atingem a faixa etária até os quatro anos é a anemia. As crianças com baixo nível de ferro no sangue possuem menor desenvolvimento e rendimento escolar.

O Ministério da Saúde está implantando a Estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais) em pó – NutriSUS, que consiste na adição direta de nutrientes em pó à alimentação oferecida às crianças de seis meses a três anos e 11 meses em creches. A estratégia será implantada inicialmente nas creches participantes do Programa Saúde na Escola em Herval d’Oeste: CMEI Tio Zezinho, CMEI Criança Feliz, CMEI Valdete Souza Nodari. Cerca de 350 crianças receberão o suplemento.

O programa NutriSUS está sendo implementado para que as crianças possuam uma dieta correta e equilibrada. Na região meio oeste, o município é o único contemplado. A iniciativa consiste na distribuição de saches com 15 micronutrientes para serem adicionados na merenda escolar. A Secretaria de Educação de Herval d’ Oeste está realizando reuniões durante esta semana nas creches municipais com os professores do período matutino e com os enfermeiros das unidades de saúde do município.

Antes da inclusão dos nutrientes na merenda, os pais serão avisados da importância do programa na nutrição das crianças e informados sobre o funcionamento do NutriSUS. E também assinam um termo de consentimento.

A partir desta semana a suplementação será iniciada para as crianças autorizadas pelos pais, adicionando um sachê de vitaminas e minerais no almoço conforme a orientação do Ministério da Saúde, durante 45 dias e após o intervalo de 4 meses retoma por mais 60 dias. “Os nutrientes são importantes principalmente para combater a anemia e equilibrar a alimentação”, explica a nutricionista da Prefeitura de Herval d’ Oeste, Vanessa Porto Clos. “O pó do sachê será colocado uma vez ao dia em uma pequena quantidade de comida, e lembrando de oferecer primeiro essa parte para a criança. Ele não altera o sabor da comida, fazendo com que as crianças não o rejeitem”, ressalta.

Saiba mais –  A carência de ferro, zinco, vitamina A, entre outros, pode levar ao adoecimento das crianças, causando anemia, desnutrição, doenças infecciosas ou respiratórias. A anemia é um importante problema de saúde no Brasil. Estima-se que uma em cada cinco crianças menores de cinco anos apresentam anemia, em especial as menores de 2 anos de idade.

Não existe contra indicação, porém crianças que apresentam doenças causadas pelo acúmulo de ferro como talassemia, anemia falciforme e hemacromatose devem ser acompanhadas individualmente.

Aproximadamente 50 países usam essa estratégia ou estão em fase de implementação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar a fortificação através de poli vitamínicos para aumentar a ingestão de vitaminas e minerais em crianças. A ação integra o Brasil Carinhoso, que compõe o Plano Brasil Sem Miséria do governo federal.

http://dab.saude.gov.br/portaldab/nutrisus.php – vídeo informativo sobre o NUTRISUS

Paula Patussi – ASCOM