Alunos aprendem a se alimentar de forma saudável

Em Herval d’ Oeste diariamente mais de 2 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino recebem alimentação saudável através da merenda escolar. E o hábito de se alimentar corretamente e seguir uma dieta balanceada são construídos e estimulados ainda na infância.  Desde que iniciam seus estudos aproveitam a hora da merenda para aprender um pouco mais sobre o assunto.  

Também é uma das metas constantes da Secretaria Municipal de Educação, garantir a qualidade da merenda escolar, com uma alimentação compatível com as necessidades dos alunos e para o seu desenvolvimento físico e intelectual. 

Hoje, tanto escolas quanto os Centros Municipais de Educação Infantil contam com merenda que inclui no cardápio sucos com polpa de frutas, isto é, não são servidos mais sucos artificiais para as crianças. "Os alunos são estimulados a se alimentar corretamente e adquirir bons hábitos ainda na infância, o que futuramente fará muita diferença para sua saúde”, explica a nutricionista o município, Vanessa Porto Clos responsável pela elaboração do cardápio da merenda escolar. 

Nesta última quinta-feira (16), em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, alunos do 4° ano da escola Cruz e Sousa tiveram uma atividade diferente e prepararam sucos naturais e muito nutritivos. Foram preparados um suco de couve e limão e a “Fanta” caseira (suco de laranja, cenoura e limão). 

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. 

No Brasil: segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% das crianças do país têm sobrepeso e metade delas é obesa. Cerca de 17,5% da população é obesa e 50,8% é acima do peso (sobrepeso). 

“O preço acessível de alimentos industrializados, na maioria com alto teor de gordura e açúcar tem contribuído para um aumento do número de pessoas obesas e também de portadores de doenças crônicas, como a hipertensão e diabetes por isso é tão importante a educação alimentar desde cedo”, comenta a nutricionista, ressaltando a importância dos pais, em oferecer também em casa, alimentos saudáveis. “Hoje, manter uma alimentação saudável, com consumo diário de frutas e verduras, é questão de adquirir o hábito”. 

“As carências nutricionais comprometem o desenvolvimento cognitivo, a estatura, o aproveitamento escolar e a capacidade de produtividade na vida adulta, podendo trazer danos irreversíveis”, explica Vanessa. 

DEZ PASSOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 

• Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.

• Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.  #serve p/ o açúcar também!

• Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

• Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.

• Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

• Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.

• Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.                                                                                                                                                                                              

Fonte: Ministério da Saúde

A nutricionista Vanessa Porto Clos, preparou os sucos com ingredientes acessíveis. Confira as receitas:

SUCO NUTRITIVO                                                                         

-1 litro de água gelada

-1 folha de couve

-1 limão taiti-açúcar a gosto ( -1/2 xícara)

Modo de Preparo – Coloque a água no liquidificador com a couve cortada, o limão cortado e o açúcar. Bata até ficar bem misturado.    

FANTA CASEIRA

– 1 laranja com pedaço da casca

– 1 ou 2 cenouras

1 xícara de suco de limão (não cheia)

– açúcar a gosto ( -1 xícara)

 2 litros de água 

Modo de preparo:Bater tudo no liquidificador.Rende 2 litros e deve ser consumido no mesmo dia.  

 

PAULA PATUSSI 

Assessoria de Imprensa