Todos contra a dengue

No dia 02/11 – Dia de Finados –  Em virtude de ser uma data que leva muitas pessoas ao Cemitério Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Nacional de controle da Dengue, desenvolveu uma ação conscientizadora junto aos munícipes hervalenses, com o tema: TODOS CONTRA A DENGUE – O combate nao pode Parar.

A ação foi desenvolvida durante todo o dia no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Glória, onde os funcionários da Secretaria de Saúde, além de fornecerem orientações, entregaram Cartilha com diversas informações da doença, transmissão e ações para prevenção da Dengue."

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família "Flaviridae" e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.