Secretaria de Saúde promove 1ª Gincana do Dia do Homem

A Secretaria de Saúde de Herval d'Oeste promoveu no sábado, dia 06, a primeira edição da Gincana Saúde do Homem na Praça da Estação Ferroviária. Homens de todas as comunidades hervalenses participaram da ação. 

O ESF do Bairro São Jorge foi o vencedor da 1ª Gincana do Dia do Homem promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Herval d’Oeste. O evento aconteceu na Praça da Estação Ferroviária com a participação de moradores dos bairros São Jorge, Vila Rica, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Estação Luzerna, além de homens da área central da cidade e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. Das seis provas disputadas, o São Jorge venceu quatro somando 51 pontos.  

De acordo com coordenadora de atenção básica da Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste, Luciana Raposo, o evento promoveu um encontro festivo entre os homens das comunidades hervalenses encerrando as ações do Novembro Azul. “A participação da comunidade foi efetiva no Dia H. São em momentos de integração, conhecimento e diversão como este que conseguimos unir os nossos bairros em prol do mesmo objetivo: o cuidado com a saúde em tempo integral”, disse. Entre os temas abordados durante o evento estiveram as Doenças Sexualmente Transmissíveis, higiene bucal, tabagismo, alcoolismo e cânceres como o de próstata. 

Corrida de sacos, bambolê, prova de revezamento, testes de olfato e visão com alimentos foram algumas das atividades que movimentaram a manhã diferente.

Confira a classificação final: 

1º Lugar: ESF São Jorge – 51 pontos

2º Lugar: ESFs Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio, Vila Rica, Estação Luzerna e Interior – 40 pontos

3º Lugar: ESF Vila Rica: 32 pontos

4º Lugar: CAPS: 16 pontos 

5º Lugar: ESF Central: 11 pontos  

Novembro Azul

A Campanha Novembro Azul é divulgada pelo Ministério da Saúde durante todo o mês de novembro, com o intuito de alertar aos homens sobre o Câncer de Próstata, mas no município a Secretaria de Saúde também realiza ação para alertar e prevenir outras doenças que causam maior morbimortalidade masculina como: hipertensão, diabete, obesidade, tabagismo, entre outros. Foram realizadas também ações de incentivo a alimentação saudável e exercício físico.  

Durante o mês de novembro o município disponibilizou atendimentos nos ESFs (Estratégia Saúde da Família) com os profissionais médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, dentre outros, além de disponibilizar aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações para educação em saúde e material educativo. Além disso, disponibilizados exames que se fizerem necessário, após a avaliação médica.  Durante o mês de novembro foram realizados cerca de 150 atendimentos durante todo o mês.   

Novembro Azul é uma campanha de conscientização, dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro).  No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).    

Paula Patussi – Assessoria de Imprensa