Projeto “Subsidiando Estratégias para Educação Permanente em Saúde: Simulação In Situ em Unidade de Pronto Atendimento”

Nos dias 09 e 10 de fevereiro, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Remi A. Mascarello de Herval do Oeste/SC participou do projeto intitulado “Subsidiando Estratégias para Educação Permanente em Saúde: Simulação In Situ em Unidade de Pronto Atendimento”. A simulação in situ ocorreu com enfermeiros e técnicos em enfermagem da unidade e abordou a Parada Cardiorrespiratório no Adulto.

Esta atividade faz parte de um projeto de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As simulações clínicas ocorrem, tradicionalmente, em laboratórios de alta tecnologia, já a modalidade denominada Simulação in Situ, que foi aplicada em Herval do Oeste/SC, é entendida como aquela fisicamente integrada ao ambiente de trabalho e com isso fornece fidelidade do cenário. Além de possuir baixo custo e envolver os profissionais a partir das suas práticas cotidianas com a possibilidade de compreender e ajustar problemas latentes na assistência.

A Mestranda e Enfermeira da unidade, Luana Turra, fala sobre o desenvolvimento dos simulados – ‘’Primeiro quero agradecer a disponibilidade de todos os profissionais da unidade, que se mostraram abertos ao projeto. Após a tabulação dos dados obtidos durante as simulações, poderemos junto à equipe fomentar ações para Educação Permanente em Saúde a fim de melhorar ainda mais nosso atendimento”

De acordo com a literatura, treinamentos com simulações já foram descritos como ferramentas importantes para melhora do desempenho de equipes com profissionais de pronto-socorro, tornando-as coesas e eficazes, fortalecendo a segurança do paciente.

O Enfermeiro Eduardo Janir de Souza, coordenador da unidade, comenta sobre a atividade “parcerias e atividades como esta melhoram a qualidade da assistência de enfermagem prestada e asseguram eficiência, humanização e resolubilidade nos serviços prestados, foi gratificante ver a adesão das equipes, bem como a preocupação em prestar um serviço com ainda mais qualidade a toda comunidade. Neste ano, estaremos investindo ainda mais em capacitações, inovação e sustentabilidade, esta é nossa forma de agradecer a toda a comunidade que sempre viu com bons olhos nosso trabalho e que no ano passado quando passamos por um momento financeiro delicado, nos estendeu as mãos com a doação de cobertores, produtos de limpeza, entre outros.” E também sente-se grato pelo especial apoio do Prefeito Mauro Martini e da Secretária da Saúde, Eugenia Bucco que deram para a realização destas atividades.