Curso de Gestantes

Herval d Oeste busca em suas ações de promoção e prevenção, fortalecer a atenção pré-natal e puerperal dando qualidade as ações e atendimentos, sendo fundamental para a saúde materna e neonatal, pois reflete em indicadores positivos quando nos reportamos a Mortalidade Infantil de 6,71 mil/nv e Mortalidade Neonatal de 3,36 mil/nv no ano de 2011, sendo considerado abaixo dos números do estado de Santa Catarina (DATASUS, 2011). 

 

Uma da estratégias utilizadas para garantir o acesso as informações é o curso de gestantes que acontece três vezes ao ano, sendo desenvolvido durante uma semana inteira, no período vespertino, contando com uma equipe multidisciplinar trabalhando assuntos relacionados a gestante, puerpério e recém nascido. Os profissionais são médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, psicóloga e fonoaudiólogo.

 

O curso de gestante tem o objetivo informar quanto as alterações, as mudanças físicas e emocionais que ocorrem na gravidez, o trabalho de parto, técnicas de respiração e relaxamento, cuidados com o recém-nascido, amamentação, como dar banho e fazer o curativo umbilical. Isso torna-se importante uma vez que esclarece duvidas e faz com que a futura mamãe passe por este período com maior tranquilidade e segurança.

 

O curso de gestante vem em encontro disto, onde as orientações buscam garantir a ampliação da cultura sanitária da população, do cuidado e da responsabilização individual pela qualidade de vida e saúde dos cidadões. 

No ano de 2011 tivemos 214 gestantes cadastradas no SISPRE-NATAL do município, sendo que em 2012 até mês de abril calculamos 75 cadastros. Percebemos que a média para estes primeiros meses está mais elevada do que o ano anterior, sendo assim, confirmamos a importância do curso de gestantes para o município, onde podemos abordar e fortalecer as informações, principalmente relacionadas ao planejamento familiar.

 

Para garantir o cuidado a gestante e os primeiros cuidados ao recém-nascido, a secretaria de saúde fornece um kit as participantes contendo objetos para cuidado e higiene bucal da mãe e bebê, termômetro digital, entre outros.